19 de jan. de 2014

TOP 10: Os livros mais assustadores de todos os tempos

E aê galera! 
Hoje vim trazer a vocês um TOP 10 com os livros mais asstadores de todos os tempos, como o título já diz. Baseei esta lista em pesquisas que fiz por vários sites especializados, opiniões de leitores fanáticos por livros de terror e é aí que me enquadro também. Não pude escolher o primeiro lugar e assim por diante, porque todos são muito bons se tratando de causar medo, mas vocês podem lê-los e depois me contarem quais gostaram mais! Então vamos lá:

It - A Coisa - Stephen King
Nesse romance o mestre do terror nos leva de volta ao tempo em que acreditávamos mais em nossa imaginação, em nossos sonhos e também em nossos pesadelos... Viu o filme? O livro é mais assustador.
Junho de 1958. Derry, pacata cidadezinha do Maine. Início das férias de verão. Para Bill, Richie, Eddie, Stan, Beverly, Mike e Ben, sete adolescentes que, pouco a pouco, se tornam amigos inseparáveis, este será um verão inesquecível. Um tempo em que vão descobrir o doce sabor da amizade, do amor, da união. Uma época em que vão provar o gosto amargo da perda, do medo, da dor. Este será um ano inesquecível. Terrivelmente inesquecível. O ano em que vão conhecer a Coisa, a força estranha e maligna que vem deixando um rastro de sangue na calma Derry. O ser sobrenatural que apresenta um apetite por inocentes crianças.

Um fotógrafo decide documentar em vídeo a mudança de sua família para uma nova casa. O projeto é executado sem problemas até que as dimensões interiores da casa tornam-se maiores do que as exteriores. Com o tempo, um labirinto de passagens aparece e desaparece, talvez habitados por uma criatura maléfica invisível. Equipada com câmeras, uma equipe tenta explorar o labirinto, mas eles são forçados a sair após a expedição provar-se mortal. Porém o que eles conseguiram filmar é um sucesso de crítica, gerando milhares de páginas de análise. Anos mais tarde, uma parte desses documentos cai nas mãos de um jovem após a curiosa morte de um vizinho. Ele descobre que as dimensões de sua própria vida podem não ser tão fixas como ele imaginava, e que ele também pode estar sendo perseguido por uma entidade desconhecida.

Nos Estados Unidos da América, algo muito estranho acontece. Atingida por uma doença que os melhores especialistas não conseguem descobrir, uma criança caminha para a morte, semeando a destruição à sua volta, ao mesmo tempo que se vai apagando numa agonia atroz. Sabe o filme? Imagine que o livro é 10 vezes mais assustador.








Hell House - A Casa Infernal - Richard Matheson
Por mais de vinte anos a Mansão Belasco permaneceu vazia. Tida como o 'Monte Everest' das casas mal-assombradas, essa construção de aspecto imponente e sinistro testemunhou cenas inconcebíveis de horror e depravação. No passado, duas expedições com o propósito de investigar os segredos que a casa encerrava terminaram em assassinato, suicídio e loucura para seus integrantes. Agora, uma nova investigação tem lugar, levando quatro estranhos ao local interditado, determinados a esquadrinhar a Mansão Belasco em busca de respostas definitivas sobre a vida após a morte. Cada um dos membros da nova equipe tem suas próprias razões para enfrentar os tormentos e tentações indescritíveis da mansão; mas, será que alguém consegue sobreviver ao mal que espreita na casa?


A Assombração da Casa da Colina - Shirley Jackson
Conta a expedição organizada por um doutor chamado Montague, para comprovar a existência de eventos sobrenaturais em uma casa amaldiçoada, construída por um milionário excêntrico chamado Hugh Crane. A casa é composta de portas que nunca permanecem abertas, salas que possuem ângulos totalmente estranhos, e uma criada que nunca permanece lá após o escurecer.Uma aura de mistérios e tragédias envolvem a casa. Pessoas se mataram, a esposa de Crane teve um acidente de cavalo no caminho para a sua primeira visita a casa, entre outras. Existem 4 pessoas na expedição, mas o livro é focalizado em Eleanor Vance, uma solteirona completamente narcisista, de imaginação fértil e um poço de rancor e ódio reprimido.A casa começa a enviar sinais, que no início atingem a todos e depois tornam-se mais específicas e se direcionam a ela especificamente. Eleanor pensa suspeitar que a casa a quer muito próxima, e não vai deixá-la ir embora.O que a aterrorizava no início agora a atrai.Ou será tudo um produto da imaginação de Eleanor? O livro é mais assustador que os filmes.

A história se passa na pacata cidade de Milburn, e envolve um grupo de quatro amigos que foram a Sociedade Chowder: Ricky Hawthorne, John Jaffrey, Sears James e Edward Wanderly, que têm o costome de reunirem-se duas vezes por mês para contar histórias de fantasmas, acompanhados por charutos e bebidas. Não importa como as histórias aconteceram, o que importa é a forma em que é contada para o grupo. Quando uma série de estranhos eventos começam a acontecer na cidade, eles resolvem pedir a ajuda de Donald Wanderly, escritor cujo último livro fora sobre ocultismo, por isso a Sociedade acredita que as pesquisas que Donald fez para o livro podem ajudá-los. Ele chega na cidade e eventos ainda mais estranhos acontecem, alguns deles incluem alguns integrantes de uma das histórias contada em uma das reuniões da Socidade.

Em 'Psicopata Americano', Bret Easton Ellis explora a maldade e a insanidade da violência. Patrick Bateman vive entre os jovens descolados da Manhattan dos anos 80. Jovem, bonito, e bem educado. Um serial killer que de dia faz fortuna em Wall Street. Sabe o filme...







Horror em Amytville - Jay Anson
Em 13 de novembro de 1974 a polícia do condado de Sufolk recebeu uma chamada telefônica que a levou ao endereço 112 Ocean Avenue, Amityville, Long Island. Dentro da casa a polícia encontrou um crime brutal: o assassinato de uma família inteira enquanto dormia. Poucos dias depois, Ronald Defeo Jr. admitiu que usou um rifle para matar os pais e seus 4 irmãos, alegando ter ouvido vozes que vinham de dentro da casa e que o influenciaram a cometer os crimes. Um ano depois George e Kathy se mudam com os filhos para a antiga casa dos Defeo. Não demora muito para que estranhos eventos comecem a acontecer, afetando a vida da família e indicando que uma presença maligna está oculta na casa. O livro é mais assustador que os filmes.



Rosemary, uma jovem recém casada com Guy Woodhouse, procura com o marido uma casa para começarem sua vida de casal. Um dia, encontram o apartamento dos seus sonhos e depressa mudam-se para lá. Numa questão de tempo o casal instala-se, Guy avança com a sua carreira de ator e Rosemary engravida como eles desejavam. Porém as coisas mudam quando o casal de vizinhos idosos começa a intrometer-se estranhamente na sua vida e a dar sugestões sobre a gravidez da jovem. Pouco a pouco Rosemary perde o controle da situação e quando tenta se soltar já é tarde demais: ela e o seu filho são vítimas de um culto ao diabo que tenciona fazer daquela criança o filho das trevas.

Louis Creed, jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. Uma casa boa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos. Num dos primeiros passeios para explorar a região, conhece um cemitério no bosque próximo à sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras. Um universo dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível. A princípio, Louis se diverte com as histórias fantasmagóricas do velho vizinho Crandall. Só aos poucos começa a perceber que o poder de sua ciência tem limites. Prepare-se para páginas de puro pavor. Em uma de suas mais terríveis histórias, Stephen King mostra como a dor e a loucura, muitas vezes, dividem a mesma estrada. 


Não foi nada fácil escolher dez títulos, há tantos outros livros excelentes para assustar como Drácula, A Outra Volta do Parafuso, Dragão Vermelho, A Hora do Vampiro, A Estrada da Noite, A Mulher de Preto, contos do Edgar Allan Poe, H. P. Lovecraft... Mas aí está. E ai, tem coragem?

8 comentários:

  1. Apesar de eu não gostar muito do gênero, eu adorei sua seleção! Fiquei instigado a ler A Semente do Diabo, vamos ver se qualquer dia eu leio :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, o nome em inglês é Rosemary's Baby, daí que surgiu o nome do filme O Bebê de Rosemary - não sei se já ouviu falar, mas é baseado em A Semente do Diabo. Vale a pena!

      Excluir
  2. Primeiro, muito obrigado pela visita lá no Um Jovem Leitor. Seu blog logo me captou assim que eu o acessei, essa atmosfera de suspense e terror que ele trás é arrebatador!
    É claro que em um top 10 livros de terror, Stephan King não pudia deixar de aparecer. Tenho curiosidade em It - A Coisa, pois já vi o filme e tenho vontade de saber se a obra cinematográfica segue o livro.
    O Psicopata Americano também me parece interessante.
    Vou lhe indicar um livro do mesmo estilo do top 10; Os Quatro Filhos do Dr. March, uma história muito bem criada e assustadora!
    Até mais!
    Vini - Um Jovem Leitor/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicios, que bom que gostou do blog! Obrigado pela indicação, eu não conhecia Os Quatro Filhos do Dr. March, mas com certeza vou procurar por ele! Volte sempre, até!

      Excluir
  3. Não li todos os da lista, mas Nick morro de medo do Exorcista. Sério, o livro me deixou com medão rsrsrs. Não conclui a leitura, e jamais concluirei. Adorei a lista.
    Bjos,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bia! O Exorcista é realmente bom, mas causa medo mesmo, sei como é rsrs Obrigado pela visita! Até mais!

      Excluir
  4. Os livros de Stephen King estão na minha lista de compras a fazer rsrsrs adoro os livros de King, quero poder aumentar a minha coleção.
    O Exorcista estou querendo comprar a tempos mas minha esposa não deixa, ela tem medo kkkkkkkk
    No mais gostei da lista toda.

    Abraço,
    Diego de França
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego, obrigada pela visita! O Exorcista é ótimo, tomara que sua esposa deixe você comprar, aposto que ela também vai gostar quando ler! kkk
      Volte sempre!
      Abraço!

      Excluir